
Susana Martinho
Psicóloga Clínica
"Tudo Começa em Casa"
D. W. Winnicot
Pediatra e psicanalista inglês (1896 – 1971)

Nasceu em 1972, na cidade de Portimão. Licenciada na área de Psicologia Clínica em 2000 pela ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, dedicou desde sempre a sua vida profissional e a continuidade da sua formação e especialização à consulta com crianças, adolescentes e suas famílias.
Quando um dia, numa formação, lhe foi pedido que se definisse, descreveu-se assim: "Sou uma mulher de convicções, determinada, com metas e objetivos definidos, e com um fusível desligado na área dos números e ligado na área dos afetos, da alegria, dos sorrisos! Tenho paixão pela minha profissão e por aquilo que faço todos os dias. Aprendo com crianças e adolescentes únicos e muito especiais e guardo-os na minha gaveta dos segredos. Não suporto a arrogância, a prepotência e a falta de humildade no ser humano; admiro a bondade, a generosidade, a partilha e a sinceridade. Sou hiperativa e faço muitas coisas em simultâneo, sou desassossegada e muito agitada na minha vida pessoal, o que contrasta incredulamente com a paz e a calma que me dizem ter na minha vida profissional. Acreditarei sempre que as pessoas não nascem más, mas que são expostas a contextos disruptivos, a infâncias infelizes, onde existiu falta de amor e de afeto, o que faz com que se tornem perversas, desajeitadas nas relações, tristes e perturbadas.
Adoro viver, e o meu maior desafio é saber fazê-lo de forma simples e esforçando-me por dar tudo de mim às minhas filhas, à minha família, aos meus amigos e aos que entram todos os dias no meu consultório. Jamais esquecerei o dia em que uma das minhas filhas, com apenas 4 anos, trouxe para casa um desenho lindo sobre a profissão da mãe, onde estava escrito 'A profissão da minha mãe é colar sorrisos aos meninos'! Quem me dera que assim seja... sempre!"
É de extrema relevância haver uma orientação e uma gestão adequadas dos recursos existentes nas intervenções e avaliações a realizar na nossa comunidade, na área da saúde mental, sendo fulcral a presença da área da psicologia, em articulação com as restantes especialidades ligadas ao desenvolvimento infantil, o trabalho em equipa é fundamental para o sucesso dos processos terapêuticos.
A psicologia enquanto ciência apresenta uma complexidade demasiado grande para que possa ter uma definição exata, e não existem receitas mágicas. Em Portugal, ao contrário de outros países da Europa, ainda existe, embora em menor número, o estigma de levar os filhos ao psicólogo. Cada criança ou adolescente, e as suas famílias, são únicos e especiais, não existem famílias, filhos e pais perfeitos, e para cada um deles a intervenção é diferente, devendo existir sempre um grande rigor e profissionalismo articulados com a devida dignidade e competência, na medida em que o principal objetivo é contribuir para o bem-estar psico-socio-emocional.
INTERVENÇÃO
Acompanhamento e avaliação psicológica de crianças e adolescentes

A Hora de Ouvir e Contar uma História começa no Berço e a disponibilidade para Estar e Contar uma história às crianças deve ser um momento ímpar, constante e harmonioso ao longo da infância.
A Hora de Contar uma História deve ser alimentada nos Pais, como um momento único, em que eles aprendem a transmitir as suas Emoções aos seus Filhos, e mostram que o mundo dos Crescidos é um Mundo com Sentido e com SENTIR. Um livro é um tesouro carregado de afecto com um sabor especial, e está muitas vezes cheio de segredos escondidos que as crianças nos ajudam a descobrir.
A Hora de Ouvir e Contar uma História começa no Berço.
Susana Martinho
Sociedades Científicas / Bolsas / Prémios
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses n.º 5062
Especialista na Área da Psicologia Clínica e da Saúde
Associada Fundadora da HAPINEZ - Centro de Excelência para a Psicologia
Atividade Científica
Participação e organização de congressos nacionais e workshops
Formadora na área da psicologia e do desenvolvimento infantil
Orientação de estágios académicos e profissionais
Voluntariado
Carrinha Solidária, voluntária desde 2010